quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

O coração

O coração localiza-se na cavidade torácica, no mediastino (espaço dentro do torax) . Dois terços do seu volume estão situados à esquerda dentro do torax. Esta posição, chamada de levocárdica, é a mais freqüente. Variações na posição do coração em relação ao tórax podem ocorrer. A posição mesocárdica, ocorre quando a maior parte do seu volume está situada na porção mediana do tórax. A posição dextrocárdica ocorre quando grande parte de sua massa localiza-se no hemitórax direito. Estes termos são utilizados com freqüência ao descrevermos as mal formações congênitas.

A forma do coração é aproximadamente cônica, com a base voltada para trás e para a direita, e o ápice para a frente e para a esquerda.

As cavidades cardíacas

O coração possui 4 câmaras : dois ventrículos e dois átrios . o ventrículo direito se situa mais anteriormente q as outras câmaras quase que encostando no esterno (osso que esta no meio do peito), nessa câmara chega sangue vindo do átrio direito que recebe sangue das veias pulmonares. O ventrículo direito então ejeta esse sangue para a Artéria aorta que leva para todo o corpo.

o ventrículo esquerdo está localizado mais posteriormente, recebe sangue do átrio esquerdo e o manda para os pulmões através da artéria pulmonar, onde será oxigenado e enviado para o átrio direito, fechando o ciclo.

as vávulas

As válvulas mitral e tricúspide estão entre os átrio e ventrículos e são chamadas de válvulas átrio-ventriculares. A mitral fecha o ventrículo esquerdo e a tricúspide, o ventrículo direito.
existem ainda a válvula aórtica que fecha a passagem para a artéria aorta e a válvula pulmonar que fecha a passagem para a artéria pulmonar.


quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

cardiologia - hipertensão

Cardiologia
O primeiro assunto do qual gostaria de falar é a cardiologia, uma das especialidades mais bonitas da medicina, e também é o modulo( matéria do mês) que estou fazendo no meu curso de medicina. O coração é uma maquina perfeita e se cuidarmos dele direto, continuará fazendo suas funções por muito tempo, mas infelizmente muitas pessoas não dão valor ao que possuem e com vícios, alimentação desregulada e o uso de vários tipos de drogas maltratam seu corpo e coração que então passa a não trabalhar como deveria e traz muitos problemas de saúde. Só assim percebem o valor daquilo que perderam.
Nesse blog gostaria de citar cuidados simples que podemos ter com a nossa saúde, para evitar que futuramente possamos ter problemas cardíacos e também falar sobre alguns termos médicos que ouvimos muito mas não sabemos exatamente do que se trata.

O que é Pressão Arterial?

Primeiro vamos nos lembrar do nosso professor de física do 2º grau. O que é pressão? Pressão é a aplicação de uma força sobre uma determinada área.Pressão Arterial, então é a força imposta pelo sangue sobre as artérias e vice versa. O sangue circula por força do bombeamento do coração. Quando o coração contrai sua força é transmitida para o sangue, que passa a se deslocar e imprimir uma pressão sobre as artérias.
Quando o medico mede a pressão (mais comum ouvir falar em tirar a pressão o que não é certo) ouvimos dizer dois números depois e não sabemos bem o que ele quer dizer. Quando se diz 12 por 8(120mmhg / 80mmhg, unidade de pressão em milímetros de mercúrio ), estamos nos referindo a pressão sistólica que é a pressão máxima e a pressão diastólica que é a pressão mínima. A pressão sistólica acontece durante a contração do músculo cardíaco, o coração se contrai e manda o sangue para as artérias, que o levam para todo o corpo.A pressão diastólica acontece quando o coração não está em contração e os vasos fazem pressão contra o sangue.
A pressão arterial ou PA é dita como normal quando é igual ou inferior a 120mmhg e 80mmhg. A pressão arterial para ser considerada elevada deve estar em níveis superiores a 140mmHg de pressão sistólica ou de 90 mmHg da pressão diastólica. e se persistir alta temos o diagnostico de hipertensão arterial.
Normal
Limítrofe Leve Grave
sistolica 130-139 mmHg 140-159 mmHg ≥ 160 mmHg
diastolica 85-89 mmHg 90-99 mmHg ≥ 100 mmHg


Fatores de Risco para hipertensão
obesidade
Tabagismo
Diabetes
colesterol alto
Idade acima de 60 anos
Homens / mulheres pós-menopausa
História de doença cardiovascular na família
Mulheres < 65 anos
Homens < 55 anos

A hipertensão pode gerar complicações a longo prazo, as mais comuns são as doenças cardíacas (Hipertrofia ventricular esquerda, Angina, Infarto do miocárdio), mas outros orgãos podem ser prejudicados como os rins, o cérebro( AVC), os olhos (pode levar a cegueira)
Para se evitar a hipertensão Devemos evitar o consumo de sal,Ingestão de bebidas alcoólicas, Cafeína, Gorduras saturadas (alimentos ricos em gordura